SERVUM SERVORUM PAPA JOÃO PAULO II.

quarta-feira, 30 de março de 2011

"dinâmica reflexiva"

Dinamicas

24- MEU DEUS, E AGORA ?Participantes: todos
Tempo: 45 minutos.
Objetivos: Reflexão interior
Descrição: O condutor da dinâmica, começa então a citar coisas que geralmente acontecem no dia a dia.
O condutor pede para que cada um reflita em cada colocação ele irá fazer. Que cada um vá imaginado um painel e colocando ali todas as pessoas e os fatos.
O condutor diz: Você que algumas vezes reclamava da vida, agora se encontra com apenas duas semanas de vida. Quantas vezes você reclamou que sua vida era monótona, e agora você se vê cheio de vontade de viver. Quantas não foram as vezes que você reclamou de sua casa, de suas roupas, de todas as suas coisas, e quantas não foram as vezes que você chegou em casa, e sua mãe com todo o amor e carinho havia preparado a refeição, e você olhava para a comida, em sem se importar com os sentimentos de sua mãe você reclamava. Quantas vezes seu pai lhe deu conselhos, para o seu próprio bem, e você não aceitou, fez tudo errado, e seu pai e sua mãe ficaram tristes e magoados, porque o ama.
E seus irmãos, aqueles com quem você vive brigando, xingando, e agora? Como fazer para dizer-lhes que no fundo, você os ama?
E seus amigos, você agiu realmente como amigo deles. E aquelas pessoas que você magoou, ou que te magoaram? Você gostaria de reconciliar-se? E o mais importante, Deus, você não tem o que acertar com Deus? Você deu a Deus a chance de participar de sua vida? E agora? Será que dá tempo de concertar todos esses desacertos em sua vida?
O condutor pode acrescentar mais situações e acões.
- No final (após um grande período de reflexão) pede-se para mentalizarem o painel novamente, olhar cada pessoa ali colocada e principalmente a Jesus. Pede-se também para todos refletirem o quanto é bom viver e que hoje nós não temos duas semanas mas uma vida inteira pela frente, se pisamos na bola várias vezes, porque então não começamos hoje mesmo a mudar isso? Pois temos saúde, e uma vida, louvemos a Deus por isso,…
- Após esta forte reflexão faz-se então grande oração pedindo a presença de Jesus e do Espírito Santo. Detalhe: o condutor terminará esta dinâmica da maneira que quiser, mas o importante é que toque fundo no coração das pessoas e que as faça refletir.

4 comentários:

  1. muito legal essa dinamida, fas qualquer refletir de verdade o que, nos fasemos no nosso dia-a-dia

    ResponderExcluir
  2. muito legal dá até pra fazer no grupo de jovens do qual eu sou coordenador néh!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram, faço nos grupos da IAM e também já fiz junto aos jovens.

    ResponderExcluir
  4. Adorei.....obg por nos ensinar a trabalhar com nossas crianças;

    ResponderExcluir